Lí na veja um artigo falando justamente disso, DNA dos dois animais prediletos do homem.
O cão e o gato se estabeleceram cerca de 10.000 anos. Cientistas tentam descobrir mais detalhes sobre a origem dos queridinhos do homem. Graças ao DNA mitocondrial (que passa de mãe pra filho)é possível construir a árvore genealógica das espécies.
CÃES
Existem aproximadamente 250 milhões de cães no mundo,eles descendem de uma unica linhagem,proveniente dos lobos que foram domesticados entre 14000 e 11000 anos atrás no sul da China. E pasmem mas a princípio,os cães eram criados para servir de jantar. Só mais tarde que foram trabalhar com caça e guarda.Essa teoria se reforça pelo fato de até hoje os chineses considerarem a carne do cão uma iguaria. Pesquisadores também encontraram achados arqueológicos de ossos caninos entre restos de comida.
Para reconstruir a árvore genealógica canina foi preciso do DNA mitocondrial de 1712 cães da Ásia,África e Europa. Todos os animais tinham informações genéticas muito parecidas,uma pista de que os lobos se domesticaram de uma vez só.
GATOS
Uma pesquisa na universidade de OXFORD constatou que o primeiro gato viveu há cerca de 10.000 anos atrás,na região de Israel e Iraque. Para construir a árvore genealógica dos gatos o estudo comparou o DNA mitocondrial de 979 gatos domésticos e selvagens,além de fazer análise de cromossomos dos gatos(a mesma que é feita em teste de paternidade e na identificação de cadáveres pela polícia).Foi concluído que o gato caseio durgiu de uma só sub espécie do gato selvagem,a Felis Silvestris Lybica nenhuma outra espécie tem o DNA tão parecido como dos gatos domésticos.O gato passou a ser domesticado quando ele jantava os camundongos que acabavam com as plantações do homem,isso a 12.000 anos atrás.O homem logo pegou gosto pelo animal e passou a domestica-lo. Relatos de gatos no Egito também,eles eram mumificados e também representavam deuses.

Bom,essa matéria eu peguei da REVISTA VEJA,achei super legal e espero que todos gostem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário