sábado, 25 de setembro de 2010

Gatos,ter ou não ter?

Sempre ouvi dizer que os gatos são frios e calculistas e sempre achei isso um absurdo. As vezes ouço também um "eu odeio gatos" e nunca entendi isso direito, os gatos são meigos,limpos,fofos,fazem TUDO em uma caixinha de areia e se você for um bom dono de estimação eles não vão te arranhar. =P
A verdade é o seguinte,os gatos tem aquele temperamento difícil,não são como os cães que querem carinho toda hora,os gatos escolhem a hora que querem carinho. Alguns gatos são mais carinhosos do que os outros,mas isso é só questão de costume. Cada animal tem seu jeito de expressar carinho.



ABISSÍNIO

É uma das raças de gatos mais antigas que se conhece. Apesar de haver controvérsias a respeito de sua origem, em sua aparência parece descender dos antigos gatos egípcios que deram cara e corpo à deusa Bastet.

Equilibrado emocionalmente, é tranqüilo e fácil de lidar. São gatos inteligentes, capazes de aprender rapidamente aquilo que se deseja ensinar-lhes.
O Abissínio é muito sensível ao estado de ânimo de seu dono, acompanhando-o alegremente nos momentos felizes ou compartilhando sua tristeza em momentos difíceis.
Uma característica especial é seu tom de voz muito suave, perfeito para expresar seus sentimentos.
O Abissínio é um gato que mostra certa familiaridade com a água, tendo fama de bons nadadores.





AMERICAN CURL

A raça procede de "Shulamith", uma gata de pêlo longo recolhida da rua, que casualmente possuia o traço distintivo da raça: as orelhas enroladas para trás.
Todos os American Curl descendem de Shulamith e nas ninhadas aparecem gatos de orelhas enroladas e outros de orelhas normais (retas), assim como exemplares de pêlo longo ou curto.
Representa o equilíbrio entre as raças mais ativas e as mais tranqüilas. São inteligentes e brincalhões a vida inteira.







ANGORÁ TURCO

Como em todas as raças, os gatos brancos homozigotas de olhos azuis podem ser surdos.
Esta característica não é exclusiva nem dos brancos de olhos azuis, nem dos Angorás. Embora os gatos surdos sejam ainda mais carinhosos que os demais, os criadores superam esta deficiência cruzando regularmente exemplares brancos com outros de cor, evitando cruzar entre si dois brancos homozigotas.







BOMBAY

Seu nome se deve a sua semelhança com o leopardo negro da Índia.
Afetuoso, quieto e sensível. Os gatos dessa raça miam pouco, mas em contrapartida, costumam ronronar intensamente. São sociáveis e necessitam sempre de companhia, não adaptando-se bem à vida solitária







BRITÂNICO DE PÊLO CURTO

Sua origem está ligada ao gato doméstico romano, introduzido nas ilhas britânicas durante a dominação imperial, tendo cruzado com os gatos de rua britânicos, no final do século XIX.
Independente, tranqüilo, bom caçador. Suas principais características são a lealdade ao dono e a inteligência.É um companheiro calmo e sossegado. Quando adulto aprecia a qualidade do tempo que seu dono passa com ele, sem ser exigente.







BURMILLA

A raça, provavelmente uma das mais recentes no universo felino, procede de um cruzamento ocorrido no Reino Unido, em 1981, entre um Persa Chinchilla e uma Birmanesa Lilac. Em 1984 alguns exemplares foram exportados à Dinamarca.
Afetuoso, inteligente, sociável, tanto com outros gatos como com as pessoas.













FOLD DAS TERRAS ALTAS

procede de cruzamentos realizados entre o Scottish Fold e o Exótico.
É um gato muito manso e calmo. Convive bem com cães e outros gatos. É meigo e muito carinhoso.
É ideal para quem gosta de animais calmos e exóticos.








GATO-DE-BENGALA

A raça é recente e resulta da tentativa de combinar o temperamento do gato doméstico e as características de um gato selvagem.O cruzamento foi possível porque o leopardo asiático tem o mesmo número de cromossomos que um gato doméstico, aspecto essencial para que o acasalamento produza crias férteis. A princípio, eram gatos nervosos, de temperamento instável, mas ao longo do tempo desenvolveu maior sociabilidade. Atualmente apresenta um caráter afetuoso, equilibrado e de convívio agradável. Tem instinto caçador, além de ser muito dinâmico. Quando filhotes, são muitos inquietos. O macho é gentil, enquanto a fêmea é bastante independente. Convivem bem com outros animas.










MAINE COON

De procedência incerta, recebeu o nome do estado norte-americano onde considera-se que foi criado a partir do Americano de Pêlo Curto e do Angorá. A aparição dos Persas fez decair sua popularidade, a qual foi recuperada a partir de 1976.
De voz doce e caráter encantador, este gato é inteligente, carinhoso e bom caçador.










MANX ou GATO DA ILHA DE MAN

Embora a ausência absoluta de cauda seja essencial num verdadeiro Manx (o Rumpy), gatos com graus variáveis de cauda (variedades Risers, Stumpies e Longies) são úteis em programas de criação de Manx.
Os Manx são tradicionalmente gatos de longa vida e mostram poucos sinais de envelhecimento.
Inteligente, dócil, alegre, brincalhão, ativo e bom caçador.










MAU EGÍPCIO

Mau significa gato no Egito, país de onde essa raça origina. Têm como marca registrada riscas na testa que formam a letra M, como se fosse uma inicial de seu nome.
É um gato-doméstico de temperamento calmo e excelente caráter. Esperto e dedicado, possui laços afetivos extremamente fortes com os seus donos. É muito sociável e aceita a companhia de outros animais. Às vezes é um pouco preguiçoso, mas é bom caçador.










NORUEGUÊS DA FLORESTA

Sua existência é conhecida de longa data: é citado na mitologia noruega e aparece como protagonista de contos escritos desde 1837.
Cauto, inteligente, vivaz, ágil e muito flexível. Como se originaram de gatos que viviam ao ar livre, os membros dessa raça possuem a característica de serem excelentes caçadores e são menos dependentes de seus donos, apesar de serem dóceis e afetuosos com eles. São sociáveis e de temperamento estável, convivendo bem com as pessoa e com outros animais.









HIMALAIO

Fruto de cruzamentos entre Siamês, Sagrado da Birmânia e Persa. Na Inglaterra não é considerada uma raça, mas sim uma sub-raça do Persa.
Afetuoso, bonachão e brincalhão. Bom caçador










PERSA

Hoje em dia, após um intenso trabalho de aperfeiçoamento genético para obter maior variedade de cores e padrões de pelagem, existe uma gama muito ampla de combinações que vai desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).
Inteligente, dócil, afável, tranqüilo. Não é caçador.













REX SELKIRK

A raça procede de uma mutação ocorrida em uma ninhada em Wyoming (EUA), em 1987, que deu origem a uma gatinha de pelagem abundante, com pêlo e bigodes frisados.
Gato ativo, afável, calmo e que se dá bem com os seus congêneres e com os cães. Brincalhão, é um excelente companheiro para as crianças. Meigo, afetuoso, a sua convivência é muito agradável.











SCOTTISH FOLD

Existem crônicas que falam a respeito de gatos de orelhas caídas trazidos da China no final do século XIX, apesar de que não é possível assegurar que estes felinos tenham contribuído para a formação do Scottish. Outros gatos de orelhas caídas nasceram na Escócia em 1961 e foram selecionados para criar a raça.
Caseiro, pacífico, bom caçador. É inteligente e curioso.













SIAMÊS

O siamês é considerado um dos gatos mais inteligentes. Habitua-se rapidamente aos costumes de seus amos e pode ser levado para passear com coleira e correia.
É com certeza asiático, mais concretamente da Indochina (atual Vietnã).
Sua introdução na Europa é recente: em 1880 o rei do Sião (atual Tailândia) deu dois casais de presente ao Sr. Owen Gould, cônsul geral inglês em Bangkok, que os levou a Londres. Em 1890 chegaram à América.
Gentil e dotado de "personalidade" viva, embora às vezes imprevisível e até mesmo turbulenta. Desconfiado e arisco com estranhos, pode chegar a ser agressivo com os visitantes alheios que não forem de su agrado.








SIBERIANO

Apesar de que o gato Siberiano saiu de seu país só a partir de 1990, existiam no norte da Rússia e na zona de San Petersburgo desde há 1000 anos. Hoje são criados especialmente na Rússia, Alemanha e Estados Unidos.
É uma das raças de bosque, juntamente com o Maine Coon e o Gato dos Bosques da Noruega, apresentando uma morfologia intermédia entre estes últimos. É um gato forte, grande, muito ágil e coberto de pelagem.
De temperamento calmo e independente, contudo, como é um animal dotado de grande vitalidade, pode mostrar-de muito ativo. Sua voz é suave e, apesar de seu caráter forte, é muito sociável com seus congêneres. É meigo e fiel a seu dono.









SPHYNX

Em 1966, no Canadá , nasceram gatinhos sem pêlo, esta mutação deu origem à raça Sphinx. Mutações similares haviam acontecido em outros lugares, por exemplo no México no final do século passado, dando lugar al Mexican Hairless (Gato Sem Pêlo Mexicano), reconhecido somente no país de origem.
Bastante sociável e afetuoso.
O manto deve ser limpo com uma flanela ou pano suave.






Não esquecer que com excessão do SPHYNX, os gatos com pelo curto,médio e principalmente os de pelo longo precisam tomar cuidado com as famosas BOLAS DE PELO,escovar sempre o seu gato na época de troca de pelo e uma ração adequada ajuda muito seu gatinho a ficar mais saudável. Existem também plantinhas para o gato comer e ajuda ele a expelir a maioria dos pelos.

Gatos também fazem suas necessidades em caixas de areia,então manter sempre limpa a areia do seu gato para ele não fazer em lugares inadequados pela casa.

Um comentário: